Games with Gold


Grounded Game Preview – Querida encolhi o Suricato

Luciano Alucard em 8 de agosto de 2020

Fala Suricato, e ai? Beleza?

Eu sei, você ta lendo isso pensando “WTF? O Alucard escrevendo review de algum jogo???”. Sim, faz tempo que nao faço isso, mas esse jogo é um que eu acho que merece.

Grounded é um jogo da Obsidian Studios (Atualmente parte da Microsoft Studios), atualmente no estado de Game Preview. A premissa do jogo nao é original: Voce “nasce” em algum lugar e precisa sobreviver. Nada diferente do que vimos em dezenas de jogos, mas alguns desses jogos survive realmente surpreendem, nao pela mecânica, nem pela jogabilidade, mas a esmagadora maioria das vezes, pelo “tema” escolhido. Assim foi com ARK, Dead Rising, State of Decay, Minecraft (sim, seu trouxa que so joga no criativo, o minecraft foi feito pra ser um survive game), Fallout (menos o 76), dentre outros que acabam nos pegando pela temática. Grounded nao foi diferente, seria apenas mais um jogo de sobrevivência se nao fosse a premissa: Você encolhido ao tamanho de uma formiga (operária, as soldados são maior que você) e jogado num jardim, tendo que se virar pra sobreviver.

Quem é uma criança dos anos 80/90 deu um pulo quando viu o trailler gritando: “QUERIDA ENCOLHI AS CRIANÇAS” e quem é mais ninfeto pensou em vida de inseto ou Lucas um intruso no formigueiro. Vamos deixar o saudosismo de lado e partir pro jogo. Deixando claro que essa é minha opinião, se você nao concorda, primeiro vai pra um canto da casa, deita em posição fetal e chora. Depois que chorar, argumente porque você nao concorda.

 

 

A mecânica
A mecânica do jogo é bem comum, nada de especial, craftar, coletar, construir, combater. A diferença é o cenário e os adversários. Voce encolhido jogado em um jardim, terá que coletar grama, dentes de leão, lama e partes de insetos para se equipar para a sobrevivência. O jogo te dá liberdade quase total de movimentação, podendo inclusive ir saltando de grama em grama, em vez de simplesmente caminhar pelo cenário. Fome e sede são constantes e a forma de saciá-los faz muito sentido, gotas de orvalho colhidas pela manhã, brotos de cogumelos (sim, porque os cogumelos em si são bem maiores que você) e pequenas criaturas assadas numa fogueira improvisada. Você ainda encontra diversos itens “não naturais” nesse jardim, como bolas de baseball, tampinhas de garrafa, caixas de suco e latinhas de refrigerante. Tem até um easter egg (que nao é pequeno) para os fãs de Battletoads. Meu conselho para jogabilidade é: EXPLORE. Salte, nade, corra, se enfie em tocas, mas… fique de olho na grama, você vai entender, acredite.

 

 

O Cenário

Apesar de não estar jogando em 4k ou mega ultra definição (sim, minha tv chega no máximo a 720p. Me julgue) dá pra se ter ideia do quão bem cuidado a construção do cenário está sendo. As mudanças de luz com o passar o dia, a luz indireta provocada pela iluminação da casa ao fundo e principalmente o amanhecer é belíssimo, conseguindo ser visível ate as partículas de pólem passando contra a luz, a neblina fosca e fraca do amanhecer. Outro ponto do cenário que eu adorei foram os sons, experimente jogar com os fones de ouvido, você consegue ouvir os passos, a grama se mexendo e até as gotas d´agua caindo no chão, o estralar da madeira queimando ao longe da fogueira. Isso torna o jogo muito imersivo, que é o que todos queremos.

 

 

Notas finais

O jogo é um trabalho em progresso, eu encontrei algumas falhas, mas nao vou ficar cagando regra aqui. Fiz o que todo Preview deveria fazer: Abri o report do jogo, descrevi o que tava acontecendo e enviei pra equipe. Pasmem os senhores, isso que deve ser feito quando voce aceita ser um Gamer Preview, não sair chorando e gritando “lixo lixo lixo” nas redes sociais, pode ate fazer isso, desde que o report tenha sido feito no jogo também. Não vou me estender sobre isso porque vocês, Suricatos, sabem o que penso da Geração Rio de lágrimas…

Se voce tem o gamepass, baixe, jogue, se divirta, reporte algum bug e principalmente: convide os amigos pra jogar (ainda nao joguei o multiplayer dele, aguardo convites). Espero que esse seja só o inicio e que, pelo que transparece quando você abre o mapa, o jardim seja so uma pequena parte desse universo em miniatura a ser explorado. Ideias nao faltam, só eu tive umas 800. Se quer saber mais sobre a Microsoft Game Showcase, onde esse jogo foi apresentado ouça o Brazucast S05E13 e deixe sua opinião nos comentários ou nas redes sociais.

 

Entao é isso aí. Vou ficando por aqui, um grande abraço aos nossos APOIADORES, sem vocês, nao haveria Brazucas. Grande abraço a todos, tudo de bom e nos vemos perto da árvore de Nuts. Procure a caixa de suco. Fui!

The following two tabs change content below.
"Eu não luto por riqueza ou glória. Mas pela Luta em si. De que me adiantam os troféus? A excitação da vitória e a expectativa do próximo oponente são o bastante" https://about.me/lucianoalucard

Latest posts by Luciano Alucard (see all)

%d blogueiros gostam disto: