Games with Gold


Coronavírus – Fakes x Fatos e mais algumas informações.

Belloni em 18 de março de 2020

Devido as recentes atualizações sobre o coronavírus (COVID-19), abrimos esse espaço para trazer algumas informações sobre esse assunto, esse será o primeiro post de alguns que iremos trazer, buscamos informações nas fontes oficiais para divulgar aqui, hoje vou falar de fato e fakes, conforme esse assunto vai crescendo na internet, muitas notícias falsas vão sendo divulgadas, espero que essa matéria possa esclarecer as dúvidas.

 

Fakes:

 

Vinagre é melhor que álcool para higienizar as mãos?
O vinagre é bom para muita coisa, porém não serve quando o assunto é prevenir o novo coronavírus. Higienizar as mãos com o líquido não faz diferença, uma vez que o vinagre não possui ativos desinfetantes. O melhor a fazer é lavar as mãos com água e sabão e, se não for possível, usar o álcool em gel para fazer a higienização.

 

Já foi descoberta a cura para o coronavírus?
Não há um tratamento específico para o novo coronavírus. Os tratamentos são voltados a minimizar os sintomas e evitar que o quadro de saúde dos portadores da doença piore. Porém, a informação de que uma possível cura para a infecção causada pelo novo coronavírus é falsa, infelizmente! 

 

Alguns tipos de drogas inaláveis curam coronavírus?
Não! Nenhuma droga ou bebida é capaz de combater a infecção causada pelo grupo viral coronavírus. Atualmente não existe nenhum tipo de medicamento que combata a doença. 

 

Chá de abacate com hortelã cura coronavírus?
Chá de abacate com hortelã pode até ser gostoso, mas não combate a infecção pelo novo coronavírus. A bebida não tem poderes curativos e nem de prevenção para a COVID-19, doença causada pelo grupo viral coronavírus.


Coronavírus é semelhante ao vírus da Aids?
Notícia falsa! O HIV, vírus que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida, a AIDS, não possui nenhuma evidência científica que comprove a semelhança com o grupo de vírus que causa o novo coronavírus.

 

 

Fatos:

 

O novo coronavírus é um grupo viral de mutação baixa
Fato! Os primeiros casos do novo coronavírus apareceram em dezembro do ano passado na China. Em 7 de janeiro de 2020 os cientistas chineses já haviam conseguido identificar o vírus. Três dias depois já se sabia o genoma do vírus e sua origem. Os pesquisadores também descobriram que, embora os vírus possam sofrer mutações, a frequência de mutação do novo coronavírus não é muito alta.

 

A mutação é recente e pode ter relação com morcegos
Sim! Embora ainda não se saiba ao certo como e quando se deu a contaminação do primeiro caso da doença, já é sabido que o novo coronavírus é do grupo 2B, da mesma família que a Sars (SARSCoV2), motivo pelo qual ele ficou conhecido como COVID-19. O grupo viral está relacionado ao coronavírus de morcegos e a mutação teve sua origem natural recente.

 

A maioria dos casos do novo coronavírus não é grave
Verdade! A doença causada pelo novo coronavírus na maioria dos casos resulta na manifestação de sintomas leves ou moderados. Em alguns casos o paciente pode até não vir a manifestar nenhum sintoma.

Em 14% dos casos a infecção respiratória pode evoluir para pneumonia e em 5% se tornar mais grave ou levar à morte. Nos outros 81% dos casos, portanto, a doença não evolui para um quadro mais grave.

 

Já existe um teste capaz de detectar o novo coronavírus
Verdade! Um teste que detecta a presença do grupo viral no organismo (RT-PCR) está disponível desde o dia 13 de janeiro. Nas últimas semanas outros tipos de testes foram aperfeiçoados para ajudar na avaliação dos casos suspeitos.

 

Os casos de COVID-19 estão diminuindo na China
Fato! As medidas de controle adotadas no país estão surtindo efeito e o número de casos diagnosticados está diminuindo a cada dia.

 

 

OMS: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:folha-informativa-novo-coronavirus-2019-ncov&Itemid=875

Ministério da Saúde: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/#COVID-19-world


Por que o CORONAVÍRUS pode parar a sua vida?

 

FIQUE ALERTA!

O CORONAVÍRUS pode não manifestar sinais de infecção por muitos dias.

 

 

Como alguém frequentemente sabe que está doente?

Quando tem sintomas como febre ou tosse. Nesses casos, pode acontecer de os pulmões estarem comprometidos (com 50% de fibrose em alguns casos), o que pode levar a mais riscos. Felizmente, a grande maioria das pessoas ainda se cura!

Mas, saiba que, antes de chegar a esse ponto, podemos fazer, todas as manhãs, uma autoavaliação pulmonar simples, indicada por alguns especialistas chineses. Basta que você faça o seguinte:

Respire fundo e prenda a respiração por, pelo menos, 10-15 segundos. Se você completar o procedimento com sucesso, sem tossir, sem desconforto, rigidez ou aperto, isso pode indicar que está com boa função pulmonar.

 

 

Além de realizar essa autoavaliação diariamente, recomendo que:

  • Não coloque suas mãos em lugares públicos como: corrimões, portas, paredes…
  • Não esfregue suas mãos em seus olhos e em sua boca
  • Lave as mãos por vários minutos e várias vezes ao dia. Álcool em gel pode ajudar
  • Procure, se possível, evitar lugares aglomerados
  • Se o número de casos aumentar significativamente, comece a estocar, sem desespero e com responsabilidade, alimentos para, pelo menos, quinze dias

Médicos japoneses que tratam casos de COVID-19 aconselham que garanta que sua boca e garganta estejam úmidas e nunca secas. Hidrate-se frequentemente, tomando alguns goles de água a cada 15 ou 30 minutos, pelo menos.

 

 

Por quê?

Porque, mesmo que o vírus entre em sua boca, a água potável e outros líquidos o levarão para o estômago. E, uma vez lá, o ácido estomacal poderá matar o vírus.

 

 

Se você não beber água suficiente com mais regularidade, o vírus pode ir com mais facilidade para traqueia e entrar nos pulmões, aumentando os riscos.

 

 

Curta, comente e compartilhe, no mais, um forte abraço em todos vocês, valeu, já é!

 

 

Belloni Estratégias, um canal de lives, notícias, resenhas, podcast, dicas e projetos originais, no canal você vai encontrar jogos de Stealth, RPGS, Survival Horror, FPS, Corridas (AV) e Hack and Slash, aqui gostamos de desafios, então jogamos sempre nas últimas dificuldades, trazemos conteúdo fora do universo gamer também.
Lives no Facebook, Mixer e Twitch.
Seja bem-vindo!

The following two tabs change content below.

Belloni

Belloni Estratégias é um canal de lives, notícias, resenhas, podcast, dicas e projetos originais, no canal você vai encontrar jogos de Stealth, RPGS, Survival Horror, FPS, Corridas (AV) e Hack and Slash, aqui gostamos de desafios, então jogamos sempre nas últimas dificuldades, trazemos conteúdo fora do universo gamer também. Lives no Facebook, Mixer e Twitch. Seja bem-vindo!
%d blogueiros gostam disto: