Games with Gold


Morre Zé do Caixao – Off Topic

Luciano Alucard em 19 de fevereiro de 2020

Hoje, 19/02/2020, toda comunidade que curte horror, terror e cinema independente está de luto.
Faleceu hoje, o Mestre do Horror nacional, Jose Mojica Marins. Direto, Roteirista, ator e pioneiro no gênero no Brasil, Mojica é conhecido pelo seu personagem mais famoso: O Zé do Caixão.

Sempre trajando cartola, capa e as peculiares unhas compridas, Zé do Caixão fez parte do pioneirismo do cinema nacional, trazendo o Gênero horror (muitas vezes chamado de cinema trash) para terras tupiniquins. Sempre com baixíssimos orçamentos, Mojica inovava e incorporava o espírito Brasileiro de “vamos nos virar com o que temos”. Maquiagens, efeitos de câmera, animais de verdade, tudo feito de forma a trazer a visão dele as telas.
Muitas vezes menosprezado e não reconhecido no Brasil, Mojica é tido como referência no exterior graças a sua enorme criatividade e expressionismo. Tendo arrebatado milhares de fãs mundo afora, incluindo famosos Diretores, atores, roteiristas e representantes do Gênero como por exemplo Robie Zombie que diversas vezes se declarou fã do diretor.

Não vou discorrer aqui sobre a vasta obra e influência de Mojica no cinema nacional, prefiro dar minha opinião pessoal daquele que considero, a despeito dos narizes torcidos, o verdadeiro Mestre do Terror Brasileiro e um dos maiores do mundo. Fico apenas com as lembranças do Cine Trash que ele apresentava na Band, do Estranho Mundo de Zé do Caixão na Rede Brasil e da oportunidade de ter conhecido Pessoalmente numa convenção de Horror no Rio, lá pelo ano de 1990 e batatinha. Onde, com grande humildade e presença de espírito encantou a todos.

 

Quanto a obra,  Deixo aqui o link da Revista CD expert, a qual me fez ficar ainda mais fã, onde tem uma historia Resumida (até aquele momento) do Mojica. E a maravilhosa sequência do Inferno Gelado, naquele que eu considero uma Obra Prima do Mestre e do Gênero em geral, visto que nenhum diretor até hoje na minha vasta filmografia de filmes de terror conseguiu chegar nem perto, “Essa noite encarnarei no seu cadáver”.

“O que é a vida? É o principio da Morte. O que é a morte? É o fim da vida. O que é a existência? A continuidade do sangue. O que é o Sangue? A razão da existência” – Zé do Caixão (José Mojica Marins)

 

Mestre, que as criaturas da noite levem sua alma ao lugar de descanso merecido e que os infinitos seres guardioes o zelem eternamente…

ESTA NOITE ENCARNAREI NO SEU CADAVER – CENA DO INFERNO

 

REVISTA CD EXPERT – JOGOS DE HORROR

 

The following two tabs change content below.
"Eu não luto por riqueza ou glória. Mas pela Luta em si. De que me adiantam os troféus? A excitação da vitória e a expectativa do próximo oponente são o bastante" https://about.me/lucianoalucard

Latest posts by Luciano Alucard (see all)

%d blogueiros gostam disto: