PES2019 melhor futebol da Konami?

Getúlio Garcia em 11 de setembro de 2018

Fala suricatos, e aí, beleza ? Aqui é o Mano Gege.

Hoje venho falar da minha paixão e amor por uma franquia que está cada vez mais sendo esquecida e criticada pelos jogadores. Estou falando da franquia da Konami, PES 2019. Eu joguei quase todos os jogos da franquia e me apaixonei ainda no Super Nintendo pelo International Superstar Soccer. Joguei muito esse game com meu irmão e contra meus amigos. Eu era muito bom! Lembro-me de pegar o PES 2010 com a Champions League na versão de PC, e depois jogar a versão 2011 com a Libertadores da América totalmente licenciada com editor de estádio. Era show de bola!

 

Agora vamos ao que interessa que é falar do meu contato com o novo jogo da franquia PES 2019. A Master League continua legal. Nela você faz seu personagem, edita, deixa ele com a sua cara e vira técnico do time. Continuam as duas opções, uma com a escalação original e a outra com jogadores aleatórios e sem nome. Você ainda pode ser técnico da seleção, dependendo dos seus resultados da primeira temporada você poderá também, receber convites para dirigir algumas seleções. A Master League é sempre a mesma coisa, quem jogou sabe, não vou ficar falando os detalhes porque é chato. Continua tudo do mesmo jeito.

 

Meu time no MyClub

 

Estou jogando o MyClub e estou adorando, esse jogo me pegou pra valer. As mudanças na questão das contratações ficaram bem melhores, não tem mais as bolas passando aonde você tenta pegar uma bola preta e vem uma aleatória. Agora são exibidos quais jogadores você pode contratar. Você pode usar até 3 olheiros e também você já tem uma ideia de quais jogadores vão vir para seu time. Ainda é possível contar com os olheiros especiais. É aí que você vai gastar a moeda que você ganha no jogo ou uma moeda que você pode comprar. Fiz uma pequena conversão e um olheiro especial sai por 5 reais, pesado demais. Aparece sempre na tela inicial quais olheiros especiais estão disponíveis pra você comprar. Nessa semana teve do Dérbi Palmeiras e Corinthians, aí tinha a opção de olheiro, um especialista de cada clube, e também teve um especialista na liga espanhola. O mais legal que você só pode contratar apenas 3 vezes esses olheiros especiais.

 

Jogabilidade. Eu adorei o jogo. Está mais fluido e a resposta dos comandos ficou mais rápida, fazer um corte no zagueiro ou driblar o goleiro também ficou fácil. Eu fiz um gol igual aqueles que fazia no Super Nintendo, deu até um ar de nostalgia… O jogo também ficou mais difícil com os goleiros quase perfeitos. A inteligência artificial está impecável, os zagueiros estão defendendo os cruzamentos e dão o bote na hora certa, não é só falta com carrinho que faz o juiz dar cartão amarelo, qualquer falta por trás sai cartão amarelo. Por exemplo quando você aperta o botão A e seu jogador está por trás do adversário, ele dá o bote, mas é considerada falta e você pode receber cartão amarelo.

 

Narração. Ela continua com Milton Leite e comentários Mauro Beting. A narração ficou espetacular com comentários de cada estádio e sobre sua campanha na Master Liga, se o atacante está na briga pela artilharia do campeonato, se no outro jogo estava no banco, entrou e fez o gol da vitória, enfim, são tantos detalhes que não dá pra lembrar de todos. Ainda sinto saudades do Silvio Luiz, pois sou seu fã e acho que ele combina melhor com PES. A Konami continua dando aquela moral para os fãs brasileiros o jogo parece ter sido feito com carinho para nós.

 

Brasileirão. Tem todos os times da série A do Brasileirão e mais o Redbull Brasil. Os grandes times estão com seus jogares licenciados. Eu adorei pegar meu São Paulo no Morumbi lotado e a torcida gritando enquanto ganhava um clássico contra o Corinthians. Pena que isso só acontece no vídeo game (risos). A torcida tem seus cantos para cada time com as animações mais reais. Não se vê mais aquelas cópias de outras cópias, o famoso Ctrl C Ctrl V. A torcida toca o time para frente e o time joga muito mais com os gritos dela. As expressões dos jogadores estão lindas quando eles fazem reclamações com o juiz, tomam cartão, perdem um gol, ou quando o goleiro faz uma grande defesa. Dá para ver a expressão em cada lance, como eu disse, são muitos detalhes.

menu de opções para partida.

 

Os estádios são lindos! Olha a lista dos estádios brasileiros: Vila Belmiro, Morumbi, Arena Corinthians, Allianz Parque, Mineirão, São Januário, Beira Rio, e o lindo Maracanã que tem uma visão externa maravilhosa. Durante a partida, temos mudança climática, quando o jogo começa o tempo está fechado, mas só começa a chover no decorrer da partida. A mudança no Gameplay com a chuva acontece sem você notar e de repente você percebe que a bola está mais pesada, o campo mais pesado, os jogadores mais lentos e o jogador é obrigado a colocar mais força pra tocar a bola. Pra mim foi uma surpresa agradável. Os comentários do Milton Leite também incluem as mudanças climáticas. Ele fala que pode chover durante a partida, e quando começa a chover ele diz: Começou a chover! Tem 3 tipos de Gramado, sendo esses os gramados baixo, normal e alto. Isso também influencia na jogabilidade, com a grama molhada por exemplo, a bola corre mais e o jogo fica mais dinâmico.

 

A experiência online para mim foi satisfatória. Em apenas uma partida rolou um lag por causa do problema de bandas. Reparei que se os dois jogadores tiverem uma conexão de  internet das boas, o jogo roda liso. Eu joguei com um amigo de Brasília e ele tinha uma internet boa assim como a minha, uns 60 Megas de velocidade para cada um. Jogamos a tarde toda, e foi foda! No MyClub perdi as três primeiras partidas online, mas quando meu time melhorou eu comecei a ganhar. Em todas as partidas que ganhei, os jogadores continuaram a partida mesmo perdendo. O jogador não fica parando o jogo toda hora como acontecia antigamente. Todos os PES tem suas manhas. Nesse e só ter jogadores rápidos nas pontas, cruzar rasteiro quase tocando para o centroavante no meio da área. Aí meu amigo, é caixa.

 

A Konami perdeu a licença da Champions League depois de 10 anos, mas isso não atrapalha em nada a experiência. Muitas ligas novas totalmente licenciadas foram adicionadas, como por exemplo as ligas Brasileira, Argentina, Chilena e Colombiana. Tem 7 ligas da Europa mas não vou falar de todas não, as novidades mais interessantes são a Liga Portuguesa e Liga Russa. Também tem as ligas Chinesa e Japonesa. As ligas Holandesa e Francesa aparecem totalmente licenciadas. Quem joga PES sabe da dificuldade que a Konami tem para conseguir as licenças dos grandes clubes e das ligas europeias. Por isso a Konami vem negociando individualmente com cada clube. Meu sonho seria ter a liga Inglesa e Alemã totalmente licenciadas. Ainda assim não troco as duas pelo Brasileirão! As licenças continuam a atrapalhar muito o PES, por não ter Real Madrid, Juventus e a Liga Inglesa. É bem chato jogar com uniforme genérico, mas não ter os grandes clubes alemães é muito pior. Bayer Leverkusen, Bayer de Munique e Borussia Dortmund, estão fora da lista. Isso realmente atrapalha os fãs desses clubes e com certeza o jogo vai vender muito pouco na Europa.

 

Agora quem quer um jogo pra relaxar e dar boas risadas, jogando com os amigos online ou local, PES está aí com uma pegada mais arcade e comandos mais simples, além daquela ousadia que só o PES pode te oferecer. Só no PES 2019 você pode jogar com seu clube do coração, com cantos da torcida e com uma narração totalmente voltada para o fãs brasileiros. Realmente você só vai achar isso em PES 2019. A minha análise é positiva pois, adorei o jogo e esse é o melhor PES já feito. A jogabilidade está maravilhosa e ultrapassou a minha expectativa. Está melhor que o lendário PES2013.

 

PES tem muitos haters e não se faz uma análise de um jogo comparando ele com outro jogo, a análise tem que ser feita do jogo em si, é não do jogo da concorrente! Mas porque você fala isso Gege???? Porque quem joga PES não gosta da jogabilidade do FIFA, e quem joga FIFA não gosta da jogabilidade do PES, poucos jogam as duas franquias. Quem ama um, detesta o outro.

 

Esse ano estarei na BGS, e se tiver o campeonato de PES 2019 vou participar. Já estou com a minha estratégia montada. Espero que vocês tenham gostado. Um salve para toda a comunidade Brazucas. É nóis mano!

Mano Gege.

The following two tabs change content below.

Getúlio Garcia

Latest posts by Getúlio Garcia (see all)

%d blogueiros gostam disto: